Sunday, June 17, 2012

Dois concertos gratuitos reúnem os ‘Solistas de Paulínia’ e o clarinetista Paulo Sergio Santos neste final de semana


divulgação

Obras de Beethoven e Brahms estão no programa, que será apresentado no sábado

da redação
14-06-2012 16:00:54

Aproximar a população de Paulínia do trabalho artístico e cultural que acontece no Theatro Municipal da cidade é um dos objetivos do projeto Concertos Paulínia. Por isso, além da programação que acontece no Theatro foi criada a série ‘O Theatro vai à Comunidade’, que leva o repertório erudito até a população em apresentações gratuitas em escolas, igrejas e templos. Neste sábado (16/6), às 20h30, o grupo “Solistas de Paulínia” apresentará a série ‘O Theatro vai à Comunidade’ na Igreja Presbiteriana de Paulínia - Templo Novo.



Os “Solistas de Paulínia” terão como convidado o clarinetista Paulo Sergio Santos, que também atuará com o grupo no domingo (17/6), às 18h, no Theatro Municipal de Paulínia. Este será o quinto concerto da Temporada 2012 da série “Solistas de Paulínia” e o Quarteto de Cordas se apresentará com: Cláudio Cruz, violino, Adrian Petrutiu, violino; Horácio Schaefer, viola; e Roberto Ring, violoncelo.



Tanto no sábado como no domingo, a primeira parte do concerto será dedicada à apresentação do Quarteto para cordas nº 11 em fá menor Op. 95, de Beethoven. E em seguida, o programa trará o Quinteto para clarinete em si menor Op. 115 de Brahms. Nestes concertos, além dos “Solistas de Paulínia”, o público terá o prazer de apreciar o trabalho do clarinetista brasileiro Paulo Sergio Santos, de grande prestígio internacional.



Além de seu trabalho como músico de câmara e ao lado de Orquestras, Paulo tem atuado com grandes nomes da música popular brasileira, como Guinga, e gravado em discos de Chico Buarque, João Donato e Edu Lobo, entre outros.



Paulo Sérgio Santos, clarinete



Estudou exclusivamente no Brasil, com os professores José Botelho (Escola Villa-Lobos), Jayoleno dos Santos e José Carlos de Castro (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Em 1977, passou a integrar a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro como primeiro clarinetista solista, onde ficou durante 18 anos.



Seu primeiro cd solo obteve o Prêmio Sharp (categoria Revelação). Foi laureado com o Prêmio Carlos Gomes duas vezes: Melhor Conjunto Instrumental (Quinteto Villa-Lobos, onde toca desde 1975) e Melhor Solista. Em 2002 ganhou os dois mais importantes prêmios de música instrumental do Rio de Janeiro: o Prêmio CARAS e o Prêmio RIVAL.



Professor da Uni-Rio por mais de 5 anos, tem sido convidado para se apresentar em importantes congressos e Festivais de Música nacionais e internacionais. Em 2006 foi uma das principais atrações do ClarinetFest (Atlanta) e, no ano seguinte, apresentou-se com seu trio em um dos mais importantes festivais de jazz da Europa, em San Sebastien (Espanha). Tem se apresentado com importantes orquestras nacionais e internacionais, tendo realizado a estreia mundial com a Orquestra de Tatuí de uma composição de Hudson Nogueira de um concerto dedicado a ele, como também a estreia de uma obra inédita de Radamés Gnatalli com a Orquestra de Campinas.



Solistas de Paulínia



Formado por músicos de renome no cenário brasileiro e internacional, os Solistas de Paulínia reuniram-se pela primeira vez em 2001 para um concerto no Teatro Oriente, em Santiago do Chile, representando o Brasil na série de concertos internacionais da Fundación Beethoven.



Desde então, consolidaram-se como um dos mais destacados conjuntos de cordas brasileiro, posição conquistada graças a uma agenda das mais intensas, dividindo o palco com grandes artistas internacionais e nacionais. O grupo está perto de alcançar a incrível marca de quatrocentos concertos realizados!



Desde 2009 o conjunto foi adotado como corpo estável do projeto Concertos Paulínia, realizando várias séries de concertos, o que demonstra a coerência e seriedade do investimento em cultura da Prefeitura de Paulínia.



SE R V I Ç O



CONCERTOS PAULÍNIA 2012



convidado: PAULO SERGIO SANTOS, clarinete



SOLISTAS DE PAULÍNIA



Cláudio Cruz, violino



Adrian Petrutiu, violino



Horácio Schaefer, viola



Roberto Ring, violoncelo



PROGRAMA



L. van Beethoven (1770 - 1827)



Quarteto para cordas nº 11 em fá menor Op. 95



I. Allegro con brio



II. Allegretto ma non troppo



III. Allegro assai vivace ma serioso – Più Allegro



IV. Larghetto espressivo – Allegretto agitato – Allegro



J. Brahms (1833 - 1897)



Quinteto para clarinete em si menor Op. 115



I. Allegro



II. Adagio



III. Andantino



IV. Con moto



Série “O Theatro vai à Comunidade”



Sábado, 16 de Junho, 20h30



Igreja Presbiteriana de Paulínia - Templo Novo



Av. Antônio Batista Piva, 2516, Parque dos Servidores, Paulínia



ENTRADA FRANCA



Duração: 70 minutos



Indicação etária: não recomendado para menores de 10 anos



Série “Solistas de Paulínia”



Domingo, 17 de Junho, 18 horas



Theatro Municipal de Paulínia



Av. Prefeito José Lozano de Araújo 1551, Paulínia, tel. (19) 3933-2140



ENTRADA FRANCA



Nº de lugares: 1.367



Duração: 70 minutos



Indicação etária: não recomendado para menores de 10 anos



No comments:

Post a Comment