Wednesday, June 20, 2012


Concertos na Paulineia



A tentativa de tornar Paulínia um pólo cultural, vem desde a década 1990, quando foi inaugurada a nova instalação da Câmara Municipal, com a apresentação da Sinfônica Municipal de Campinas e do Coralusp, com a peça Carmina Burana de Carl Orf e a ópera o Guarani, no Ginásio de Esportes do bairro João Aranha.O nome Paulineia Desvairada surgiu na época áurea da Cidade Feliz, onde o inimaginável passou a ser realidade. – Quem imaginaria que uma ópera do porte de “O Guarani” viria a Paulínia e ainda para homenagear Carlos Gomes? E o mais interessante: a cenografia foi um projeto ousado de Joãzinho Trinta, a regência a cargo de um maestro italiano, cantores desconhecidos da cena erudita, bailarinos de Brasília e figurantes paulinenses sem nenhuma experiência num espetáculo dessa natureza.





Centenário de Mahler



Julho foi o mês em que o Theatro Municipal recebeu para homenagens pelo centenário de Gustav Mahler (1860-1911), a Orquestra Simon Bolívar da Venezuela, sob regência de Gustavo Dudanel e a Sinfônica do Porto Casa de Portugal, com Christoph König na coordenação musical. A comentada energia de Dudamel ficou clara ao reger de cor a Sinfonia nº. 7 em mi menor (“Canção”) e König, sinfonia nº. 5 em dó sustenido. Jovens regentes para expressar a maturidade musical, escolhem entre dezenas de compositores, a densidade dos sons de Mahler.

Para finalizar os concertos de julho, Os Solistas de Paulínia trouxeram como convidado, Paulo Sérgio Santos, um dos maiores clarinetistas do Brasil. Santos participou em todas as músicas de Chico Buarque.









Salas Multiplex



Ainda que estejam bastante concentrados na região Sudeste, especialmente São Paulo, os cinemas



formato multiplex já estão presentes em quase 40% das salas do país, seguindo Rio de Janeiro (11 %) e Minas Gerais (7%). Com a expansão de shoppings em municípios de porte médio e o programa Cinema Perto de Você, que tem como objetivo estimular a construção de cinemas em regiões onde predomina a classe C, é possível que esse panorama mude ao longo dos próximos anos.





Aplausos









Ítalo Rossi, um dos maiores atores de teatro do País, faleceu terça-feira (2), dia do meu



aniversário. No ano de 1987 no Centro de Convivência em Campinas, tive a oportunidade de aplaudi-lo, quando interpretou poemas de Fernando Pessoa, juntamente com Walmor Chagas.



No comments:

Post a Comment